sábado, 12 de julho de 2008

"(...) Tentei separar os ruídos que me chegavam aos ouvidos: o ar condicionado, os carros, passando rápidos e perigosos na estrada diante do hotel, o remoto bater das ondas, uma longa gargalhada. Sempre que presto atenção aos ruídos, aqui em Luanda, encontro, em pouco tempo, uma gargalhada. Não estou a dizer que isto signifique alguma coisa.Limito-me a constatar um facto."


"A vida não é mais incoerente do que os sonhos; é apenas mais insistente."


" - Está uma noite perfeita para se morrer.
- Como?
- Nada. Agrada-me a noite. Gostaria de morrer numa noite assim. E você, como gostaria de morrer?
- Preferia não morrer, ao menos para já. Nenhuma noite é mais bela do que a vida.
- Não? Você deve ser um homem muito feliz, ou muito mentiroso, ou ambas as coisas.
- Fui sim, algumas vezes fui feliz. Agora é raro acontecer-me. Apenas quando me esqueço. a partir de uma certa idade só somos felizes por um esforço de esquecimento. Isso não me impede de amar a vida e de a achar bonita.
- Não se pode separar a vida da morte. Se você realmente ama a vida, então tem também de amar a morte. Amar a vida sem amar a morte é como amar uma mulher pela metade. Amá-la apenas da cintura para cima ou da cintura para baixo., tanto faz."


"Suspirou. No silêncio imaculado o suspiro soou profundo e um pouco rouco, como algo que se esvazia."


"A morte é tão triste quanto a vida, mas dura mais."


"Já vos disse, também os sonhos não resistem à ferrugem. Entretanto envelheci. Compreendi o óbvio. A verdadeira beleza não se pode aprisionar, não se repete, e não se prevê. Um arco-íris será belo enquanto permanecer indomável."


"O mundo, já se sabe, encolhe à medida que crescemos."



J.Eduardo Agualusa
As Mulheres do Meu Pai

Sem comentários: